LANÇAMENTO
Motores O.S. BE
no 25 Fesbraer
A Quem quiser saber tudo a respeito dos
motores O.S. BE (bioetanol) não pode perder o 25 Festival
Brasileiro de Aeromodelismo, em Gaspar, SC, de 30 de abril
a 2 de maio de 2010. O Fesbraer será palco de uma série de
atividades que marcarão o lançamento dessa novidade no
Brasil.
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O combustível oficial
para motores O.S. BE começa e ser produzido no
Brasil em fevereiro com ingredientes e procedimentos
de acordo com as recomendações da O.S. Engines Mfg. Co.,
sob supervisão da Aeromodelli. Com padrão de qualidade para
exportação, o produto surpreenderá o público pelo
seu alto rendimento e baixo consumo . Ele terá exatamente a
mesma fórmula desenvolvida pela O.S. para o mercado japonês.
Os motores BE usam etanol ANIDRO (sem água) com grau de
pureza de 99,5%. |
"Haverá modelos voando com motores BE e intenso
trabalho de esclarecimento aos pilotos a respeito dos
aspectos técnicos que envolvem esse combustível", informou
Álvaro Caropreso, gerente de Comunicação da Aeromodelli,
representante da O.S. Engines, do Japão. Além disso, será
lançado também o combustível oficial O.S. Bioethanol
Aeromodelli, produzido no Brasil com os ingredientes e
procedimentos de acordo com as
recomendações da fábrica japonesa. Tanto os motores quanto
o combustível estarão à venda nas lojas com estandes no
festival.
De acordo com
Caropreso, os motores BE estão no mercado japonês há cerca de
dois anos, onde foram plenamente aprovados no dia a dia dos
aeromodelistas. "Agora é a vez do Brasil", disse ele. "Nosso
país será o segundo do mundo a ter o privilégio usar esse
combustível mais barato e muito mais eficiente do que o
tradicional metanol".
Além do
lançamento dos motores BE, o 25 Fesbraer também apresentará ao
público a mistura combustível a base de etanol produzida no Brasil
para abastecer o nosso mercado e, em seguida, o do Japão. Isso
num primeiro momento, explicou ele, pois a O.S. pretende levar
os motores BE para outros países junto com o combustível feito com
o melhor etanol do mundo, que é o brasileiro!
Para isso,
dirigentes e técnicos da O.S. estiveram duas vezes no Brasil, em
2008 e 2009 com o objetivo de escolher a indústria química mais
capacitada para a produção. Está tudo pronto para começar a
fabricação no final de fevereiro, disse Caropreso. O combustível
de bioetanol que vamos fazer no Brasil usa rigorosamente os mesmos
ingredientes e procedimentos recomendados pela O.S., revelou. A
própria O.S. desenvolveu e testou seu combustível em paralelo com
o desenvolvimento dos motores BE.
Tanto os motores quanto o
combustível só foram colocados à venda no Japão depois de mais de
dois anos de muito trabalho em laboratório e em voo. Agora, há
também a experiência prática de dois anos em um dos mercados mais
exigentes do mundo, de modo que os pilotos brasileiros podem ter a
certeza de que vão receber máxima qualidade tanto em motores
quanto em combustível.
COMENTÁRIO
O.S. escolhe
fábrica no Brasil |
Depois de duas viagens de seus
dirigentes para conhecer a produção de etanol de cana e o
complexo agroindustrial do interior paulista, a O.S. escolheu
como fornecedora do combustível oficial BE a Dimetil Química
Ltda., de São José do Rio Pardo. Dois fatores foram decisivos
para a escolha: >>> |
1 - A grande experiência da
Dimetil no ramo de lubrificantes especiais, particularmente
para motores de aviões ultraleves, motos, karts, jet skys e,
inclusive, modelismo RC;
2 - Suas instalações industriais
rigorosamente dentro dos padrões de controle ambiental
exigidos tanto pela legislação do Brasil quanto do Japão.
EXPERINCIA IMPORTANTE
A Dimetil fabricou
combustíveis glow de metanol no passado recente, mas
descontinuou a produção em razão da pequena escala do
empreendimento. Contudo, os experimentos levados a cabo por
seu diretor presidente, o químico João Batista Gonçalves,
foram considerados de grande valor.
Essa rica experiência da
Dimetil a colocou em primeiro lugar entre as indústrias
químicas capazes de "pegar o bonde andando" para levar adiante
as pesquisas realizadas pela Technic Japan Co., a empresa
designada pela O.S. para desenvolver o combustível a base de
etanol que abastece os motores BE no Japão.
INFRAESTRUTURA E
EXIGNCIAS AMBIENTAIS
Outro fator de peso foi a
infraestrutura da empresa de São José do Rio Pardo, em
condições de crescer para atender à demanda que se espera em
futuro próximo de combustíveis glow (de etanol e metanol)
destinados a outros países além de Brasil e Japão.
A Dimetil, contudo, não foi a
única fábrica visitada pela O.S.. Seus dirigentes e técnicos
visitaram e consultaram outras fábricas nos EUA, na Europa, na
Austrália e no próprio Brasil. Pesou a favor do nosso país, e
da Dimetil em particular, o fato de esta ser a única capaz de
produzir combustível BE com o melhor ETANOL DO MUNDO sem TER
DE IMPORTÁ-LO DO BRASIL! Ou seja, o melhor ingrediente do
mundo já está aqui bem do nosso lado e pelo menor preço do
MUNDO!
Outras indústrias do interior
paulista também foram visitadas pelos japoneses, mas não
puderam atender às expectativas de produção ou não cumpriam as
exigências ambientais com o rigor necessário.
Tão logo foi escolhida a fábrica
do combustível a Aeromodelli e a Dimetil começaram um
exaustivo programa de testes. Em primeiro lugar, o objetivo
foi verificar a adaptabilidade da formulação japonesa às
condições do Brasil, o que revelou resultados ótimos.
Em segundo lugar, foram testadas
inúmeras "fórmulas caseiras", improvisadas com etanol
hidratado (com água) em variados graus, como o "álcool de
posto" (92% a 95%) e o de supermercado (92%). O objetivo
neste caso foi o de conhecer o máximo de possibilidades de
"experiências" que possam vir a ser realizadas pelos
consumidores finais que eventualmente tentem improvisar
formulações não adequadas. Neste caso, os
resultados foram curiosos:
Os motores BE funcionam
razoavelmente com etanol hidratado, mas exigem muita perícia
para a regulagem do carburador e o que é mais importante
sofrem demasiado com a corrosão da água. Por esta razão, tal
como a O.S. faz no Japão, os motores BE só terão garantia de
fábrica se usarem o combustível oficial, com etanol ANIDRO
99,5%. |
São José
do Rio Pardo, SP, março de 2009
Na foto, em pé, Toshio
Ishikawa, então presidente da O.S. e responsável pelo
lançamento dos motores BE no Japão (*); ao lado dele, Roberto Sciumbata, da Aeromodelli, representante da fábrica japonesa
no Brasil; sentado, à esquerda e entre suas filhas Tatiane e
Fabíola, o químico João Batista Gonçalves, da Dimetil; à
direita, Yoshinori Yamashita, então gerente comercial e atual
presidente da O.S.(*), e Norihiro Kudo, da Technic Japan, que desenvolveu o combustível
BE no Japão. Detalhe importante: João Batista não é o
único químico industrial no comando da Dimetil. Suas filhas
Tatiane e Fabíola também são graduadas na especialidade e
conduzem com o pai o dia a dia da fábrica.
(*)
Toshio Ishikawa aposentou-se no final de 2009 e a
presidência da O.S. passou para Yoshinori Yamashita.
(Foto: Álvaro
Caropreso - Aeromodelli)
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Veja o rótulo do combustível de bioetanol (em PDF)
produzido no Brasil conforme as recomendações da O.S.
Engines. Leia atentamente as especificações. Note que você
deverá CONFERIR O LACRE DE SEGURANÇA ao comprar um galão.
Ele assegura a origem e a integridade dos ingredientes.
Motores O.S. BE só terão garantia de fábrica se usarem
exclusivamente este combustível.
COMENTÁRIO |
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