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LANÇAMENTO
Motores O.S. BE no 25 Fesbraer
A Quem quiser saber tudo a respeito dos motores O.S. BE (bioetanol) não pode perder o 25 Festival Brasileiro de Aeromodelismo, em Gaspar, SC, de 30 de abril a 2 de maio de 2010. O Fesbraer será palco de uma série de atividades que marcarão o lançamento dessa novidade no Brasil.

O combustível oficial para motores O.S. BE começa e ser produzido no Brasil em fevereiro com ingredientes e procedimentos de acordo com as recomendações da O.S. Engines Mfg. Co., sob supervisão da Aeromodelli.  Com padrão de qualidade para exportação, o produto surpreenderá o público pelo seu alto rendimento e baixo consumo . Ele terá exatamente a mesma fórmula desenvolvida pela O.S. para o mercado japonês. Os motores BE usam etanol ANIDRO (sem água) com grau de pureza de 99,5%.

"Haverá modelos voando com motores BE e intenso trabalho de esclarecimento aos pilotos a respeito dos aspectos técnicos que envolvem esse combustível", informou Álvaro Caropreso, gerente de Comunicação da Aeromodelli, representante da O.S. Engines, do Japão. Além disso, será lançado também o combustível oficial O.S. Bioethanol Aeromodelli, produzido no Brasil com os ingredientes e procedimentos de acordo com as recomendações da fábrica japonesa. Tanto os motores quanto o combustível estarão à venda nas lojas com estandes no festival.

De acordo com Caropreso, os motores BE estão no mercado japonês há cerca de dois anos, onde foram plenamente aprovados no dia a dia dos aeromodelistas. "Agora é a vez do Brasil", disse ele. "Nosso país será o segundo do mundo a ter o privilégio usar esse combustível mais barato e muito mais eficiente do que o tradicional metanol".

Além do lançamento dos motores BE, o 25 Fesbraer também apresentará ao público a mistura combustível a base de etanol produzida no Brasil para abastecer o nosso mercado e, em seguida, o do Japão. Isso num primeiro momento, explicou ele, pois a O.S. pretende levar os motores BE para outros países junto com o combustível feito com o melhor etanol do mundo, que é o brasileiro!

Para isso, dirigentes e técnicos da O.S. estiveram duas vezes no Brasil, em 2008 e 2009 com o objetivo de escolher a indústria química mais capacitada para a produção. Está tudo pronto para começar a fabricação no final de fevereiro, disse Caropreso. O combustível de bioetanol que vamos fazer no Brasil usa rigorosamente os mesmos ingredientes e procedimentos recomendados pela O.S., revelou. A própria O.S. desenvolveu e testou seu combustível em paralelo com o desenvolvimento dos motores BE.

Tanto os motores quanto o combustível só foram colocados à venda no Japão depois de mais de dois anos de muito trabalho em laboratório e em voo. Agora, há também a experiência prática de dois anos em um dos mercados mais exigentes do mundo, de modo que os pilotos brasileiros podem ter a certeza de que vão receber máxima qualidade tanto em motores quanto em combustível.

COMENTÁRIO

O.S. escolhe fábrica no Brasil

Depois de duas viagens de seus dirigentes para conhecer a produção de etanol de cana e o complexo agroindustrial do interior paulista, a O.S. escolheu como fornecedora do combustível oficial BE a Dimetil Química Ltda., de São José do Rio Pardo. Dois fatores foram decisivos para a escolha: >>> 1 - A grande experiência da Dimetil no ramo de lubrificantes especiais, particularmente para motores de aviões ultraleves, motos, karts, jet skys e, inclusive, modelismo RC;

2 - Suas instalações industriais rigorosamente dentro dos padrões de controle ambiental exigidos tanto pela legislação do Brasil quanto do Japão.

EXPERINCIA IMPORTANTE

A Dimetil fabricou combustíveis glow de metanol no passado recente, mas descontinuou a produção em razão da pequena escala do empreendimento. Contudo, os experimentos levados a cabo por seu diretor presidente, o químico João Batista Gonçalves, foram considerados de grande valor.

Essa rica experiência da Dimetil a colocou em primeiro lugar entre as indústrias químicas capazes de "pegar o bonde andando" para levar adiante as pesquisas realizadas pela Technic Japan Co., a empresa designada pela O.S. para desenvolver o combustível a base de etanol que abastece os motores BE no Japão.

INFRAESTRUTURA E EXIGNCIAS AMBIENTAIS

Outro fator de peso foi a infraestrutura da empresa de São José do Rio Pardo, em condições de crescer para atender à demanda que se espera em futuro próximo de combustíveis glow (de etanol e metanol) destinados a outros países além de Brasil e Japão.

A Dimetil, contudo, não foi a única fábrica visitada pela O.S.. Seus dirigentes e técnicos visitaram e consultaram outras fábricas nos EUA, na Europa, na Austrália e no próprio Brasil. Pesou a favor do nosso país, e da Dimetil em particular, o fato de esta ser a única capaz de produzir combustível BE com o melhor ETANOL DO MUNDO sem TER DE IMPORTÁ-LO DO BRASIL! Ou seja, o melhor ingrediente do mundo já está aqui bem do nosso lado e pelo menor preço do MUNDO!

Outras indústrias do interior paulista também foram visitadas pelos japoneses, mas não puderam atender às expectativas de produção ou não cumpriam as exigências ambientais com o rigor necessário.

Tão logo foi escolhida a fábrica do combustível a Aeromodelli e a Dimetil começaram um exaustivo programa de testes. Em primeiro lugar, o objetivo foi verificar a adaptabilidade da formulação japonesa às condições do Brasil, o que revelou resultados ótimos.

Em segundo lugar, foram testadas inúmeras "fórmulas caseiras", improvisadas com etanol hidratado (com água) em variados graus, como o "álcool de posto" (92% a 95%) e o de supermercado (92%). O objetivo neste caso foi o de conhecer o máximo de possibilidades de "experiências" que possam vir a ser realizadas pelos consumidores finais que eventualmente tentem improvisar formulações não adequadas. Neste caso, os resultados foram curiosos:

Os motores BE funcionam razoavelmente com etanol hidratado, mas exigem muita perícia para a regulagem do carburador e o que é mais importante sofrem demasiado com a corrosão da água. Por esta razão, tal como a O.S. faz no Japão, os motores BE só terão garantia de fábrica se usarem o combustível oficial, com etanol ANIDRO 99,5%.

 

 

 

 

 


São José do Rio Pardo, SP, março de 2009 Na foto, em pé, Toshio Ishikawa, então presidente da O.S. e responsável pelo lançamento dos motores BE no Japão (*); ao lado dele, Roberto Sciumbata, da Aeromodelli, representante da fábrica japonesa no Brasil; sentado, à esquerda e entre suas filhas Tatiane e Fabíola, o químico João Batista Gonçalves, da Dimetil; à direita, Yoshinori Yamashita, então gerente comercial e atual presidente da O.S.(*), e Norihiro Kudo, da Technic Japan, que desenvolveu o combustível BE no Japão. Detalhe importante: João Batista não é o único químico industrial no comando da Dimetil. Suas filhas Tatiane e Fabíola também são graduadas na especialidade e conduzem com o pai o dia a dia da fábrica.
(*) Toshio Ishikawa aposentou-se no final de 2009 e a presidência da O.S. passou para Yoshinori Yamashita.
(Foto: Álvaro Caropreso - Aeromodelli)
 


Veja o rótulo do combustível de bioetanol (em PDF) produzido no Brasil conforme as recomendações da O.S. Engines. Leia atentamente as especificações. Note que você deverá CONFERIR O LACRE DE SEGURANÇA ao comprar um galão. Ele assegura a origem e a integridade dos ingredientes. Motores O.S. BE só terão garantia de fábrica se usarem exclusivamente este combustível.

COMENTÁRIO

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