Quase
todo mundo já ouviu falar do famoso Piper Cub J-3. A popularidade
da versão em escala cheia deste avião também o fez um dos favoritos
entre os aeromodelistas ao longo de décadas. Bem menos conhecida,
porém, é a variante do J-3 chamada de Cub Special ou modelo PA-11.
São duas as principais diferenças em relação ao J-3: O PA-11
tem os cilindros do motor totalmente cobertos pela carenagem
do capô e o esquema de cores é diferente. O J-3 é sempre reconhecido
pela amarelo total com um raio negro de cada lado da fuselagem.
Na época em que o esquema amarelo e laranja do Aeronca Champ
tornou-se mais popular, a Piper parece ter decidido copiar o
mesmo padrão, mas em amarelo e azul escuro. Neste artigo eu tentei
replicar o PA-11 com essa aparência.
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A
asa montada, as laterais da fuselagem e as cavernas
prontas para a montagem final; à direita, a cola
usada para fixar o pára-brisa e as janelas laterais
de plástico |
Gerald Zeigenfuse projetou
uma pequena versão do Piper Cub e a publicou na edição de setembro
de 1959 da Model Airplane New. Para celebrar os 75 anos da
revista, o editor Dave Robelen pediu-me para atualizar
FICHA
TÉCNICA |
Modelo: Piper
Cub Special (PA-11)
Tipo: RC indoor elétrico Envergadura: 76,2
cm
Sup. alar: 131 pol.2
Peso: 5,4 onças
Carga alar: 5,94 oz./pés2
Compr.: 48,3 cm
Motor: GWS LPS B2C-B com redução 5:1
Hélice: GWS 6x5
Bateria 2 cél. HD LiPo FMA/Kokam de 340mAh
Rádio: Micro-receptor FMA Direct M5 de dupla conversão; 2
submicrosservos FMA Direct PS-20LV; speed control Castle Creations
Pixie-7P
Tempo de vôo: 15 min. (com pouco motor) |
o projeto original de Zeigenfuse
em duas versões para motor elétrico. Elas foram publicadas na
edição de janeiro de 2004 da revista, junto com suas plantas em
escala 1/1. O modelo menor tem 22 polegadas de envergadura, o
maior tem 36 polegadas.
Eu desejava um modelo especificamente
para um torneio de Escala cuja regra estabelece um limite de
carga alar de 6 onças por pé quadrado. Depois de fuçar nos
cálculos cheguei na configuração de 5,4 onças e superfície
alar de 131 polegadas quadradas, o que significa 5,94 onças
por pé quadrado, raspando o limite do regulamento. Então, eu
modifiquei o capô e usei o esquema de cores amarelo e azul.
Eis como surgiu o meu PA-11!
Não é difícil construí-lo com
5,4 onças de peso total nem é necessário recorrer a equipamentos
de RC minúsculos. O motor escolhido foi um GWS B2C-B da série
LPS, redução de 5:1 e engrenagens azuis. Com 0,44 onça, este
motor é mais leve do que os da popular série IPS e é facilmente
fixado em um montante cilíndrico de 3/16 polegadas de diâmetro.
A bateria de duas células de Li-Po
HD FMA/Kokam de 340mAh pesa 0,88 onça. O motor puxa uma corrente
de 1,2A a 8,06V para girar a 4.900 rpm uma hélice GWS 6x5.
A potência de 1,48 watt por onça é suficiente para o PA-11
voar. O equipamento se completou com um micro-receptor FMA
M5 de dupla conversão, dois micro-servos FMA PS-20 (leme e
profundor) e um speed control Castle Creations Pixie-7P ESC
(com voltagem de corte em 6V).
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À esquerda,
a asa ainda não entelada em que se vê os dois bloquinhos
de madeira dura para ancorar os montantes, um dos
quais na mesma foto; à direita, a asa provisoriamente
fixada no avião para mostrar como o montante se
posiciona; deve-se considerar que a asa será permanentemente
colada na fuselagem |
CONSTRUÇÃO
A estrutura de madeira é simples e requer muito pouco material. Selecione
a balsa mais leve possível. A madeira mais pesada não é necessária em
um modelo pequeno como este. Eu acho mais fácil começar pelas laterais
da fuselagem e as cavernas e, depois, cortar e instalar os estabilizadores
vertical e horizontal e suas superfícies de controle (leme e profundor).
A entelagem usada é de plástico termoadesivo. As dobradiças são de fita
porosa coladas com cianoacrilato (CA). O passo seguinte consiste em colar
as peças do grupo de cauda na fuselagem.
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À esquerda,
o PA-11 parcialmente montado, sem que as partes
tenham ainda sido definitivamente coladas; à direita,
o equipamento de RC totalmente instalado, inclusive
com as haste de comando em seus lugares; o speed
control está na parte da frente, bem atrás da parede-de-fogo;
os dois últimos passos são a instalação do trem
de pouso e o fechamento do fundo e de cima da fuselagem
com chapa de balsa de 1/32 polegada |
Depois, foi instalado o equipamento
de RC (receptor e servos), o motor, o speed control e as duas
hastes de controle (arames de 0,025 polegada de diâmetro inseridos
em tubos flexíveis de plástico). As etapas seguintes se executam
dentro da lógica da montagem, com o cuidado de se alinhar perfeitamente
as superfícies da cauda e a asa. O trem de pouso é feito com
arame de 0,04 polegada de diâmetro e rodas de Du-Bro Mini Lite
de 11/4 polegadas. Neste ponto você já pode fechar a fuselagem
em cima e em baixo com chapa de balsa.
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O primeiro
passo da construção do capô: as laterais são de balsa
leve de 3/16, fixadas provisoriamente com alfinetes;
elas devem ser juntadas, primeiro, com cola branca
aplicada pelo lado de fora; depois da cura desta
cola, o capô é removido para ser reforçado no interior
com cola de cianoacrilato; ao final, deve-se desbastar
e lixar a peça para dar-lhe o formato apropriado |
MONTAGEM DO CAPÔ
O capô é feito com peças de balsa leve de 3/16 e 1/8 de polegada. As
fotos explicam o processo. Corte as laterais a partir das peças de 3/16
e as fixe com alfinetes no frente da fuselagem. Depois, adicione as partes
de cima e de baixo, feitas com a balsa de 1/8. Até aqui, tudo é fixado
no lugar com alfinetes. Não use CA neste estágio, pois as peças podem
ficar permanentemente coladas na fuselagem. Em vez disso, use cola branca
para juntar as partes do capô. Quando a cola terminar de curar, remova
o capô em estado bruto e pingue CA por dentro. Neste ponto, comece a
desbastar e a lixar o capô para que ele fique com a forma apropriada. É preciso
fazer o buraco para a hélice na frente. O capô é intencionalmente maior
do que a parede-de-fogo, tal como no PA-11 em escala cheia. A fixação
na fuselagem é feita com dois pequenos parafusos de rosca soberba (um
de cada lado). Se quiser reforçar os pontos de ancoragem desses parafusos,
insira dois pequenos pedaços de madeira dura nas laterais da fuselagem,
onde está a parede-de-fogo.
A bateria de 2 células de Li-Po
FMA/Kokam 340 HD cabe certinho no compartimento atrás da
parede-de-fogo e que se tem acesso por uma abertura feita na chapa
de 1/16 do fundo. Como se pode ver na foto ao lado, a bateria é
encaixada no compartimento. Quando o capô é colocado, ele cobre a
parte da frente da bateria, que fica quase toda exposta para
facilitar o acesso aos plugues de recarga.
MONTANTES DA ASA
Os dois montantes da asa são feitos com varetas de spruce de 1/16X3/16
e 1/16X1/8 de polegada. No vértice de cada uma das peças é colado com
epóxi um pino de apoio feito de arame de 0,025. Os dois montantes podem
ser pintados de amarelo com spray de esmalte sintético. O pino do vértice é,
então, inserido em um bloquinho de madeira dura no fundo da fuselagem.
Os dois apoios superiores são também feitos de arame, mas em forma de
ganchos que se prendem pequenos parafusos nos bloquinhos de ancoragem
na asa.
Esta é a hora para se aplicar
o revestimento de plástico termoadesivo na fuselagem. O procedimento é o
que for usual para o construtor.
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À esquerda,
o motor
GWS
LPS B2C-B montado no PA-11 por meio de um simples
pino de madeira de 3/16 polegada de diâmetro, fixado
com um parafuso; à direita, as
hastes de controle são de arame de 0,025 polegada
de diâmetro que se movimentam dentro de tubos de
plástico; as duas metades do profundor são conectadas
por um arame de 0,025 em forma de C |
PÁRA-BRISA E JANELAS
O material usado pode ser qualquer
plástico totalmente transparente e relativamente fino para
ficar pesado. A planta deste Piper trás os gabaritos para corte. É uma
boa idéia usar a cola Formula 560, da Pacer, especial para
esse tipo de aplicação. Ela fica praticamente transparente
ao final da cura, que leva cerca de 12 horas.
O VÔO
O PA-11 foi originalmente projetado para vôo indoor. Ele pode voar em
ambiente aberto, mas em condições de calmaria ou pouquíssimo vento. O
CG fica perfeitamente posicionado com o equipamento descrito e instalado
como mostramos neste artigo. O pequeno motor GWS LPS fornece potência
mais do que suficiente para decolagens em pavimentos lisos.
O vôo é suave usando-se os seguintes
ajustes: leme, 1,3cm para cada lado a partir da posição neutra;
profundor, 0,3 a 0,4cm para cima e para baixo a partir do neutro.
A apesar do pequeno diedro, o PA-11 se mantém em vôo estável
e não tende a escorregar para baixo nas curvas.
Mas eu já estou no outro extremo: construí uma versão em 1/4 de escala
do PA-11, com o mesmo esquema de cores, também para motor elétrico, pesando
cerca de 6 quilos!
Enquanto
isso, vocês podem baixar a planta do pequenino para irem
se acostumando com esta mais-do-que-simpática versão do
querido Piper!
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