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Planta Cloud Kitten

R$ 68,00

 

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PLANTA PARA CONSTRUÇÃO

Planta Cloud Kitten

Código: PLN CLOUDKIT120

PLANTA PARA CONSTRUÇÃO - Em 2 folhas impressas em escala 100% (não é necessário ampliar ou reduzir)

Cloud Kitten

O MODELO
Tipo: Asa alta, treinador básico
Envergadura: 122 cm
Superfície alar: 24,8 dm
Motorização sugerida: Glow 15/25-2T ou elétrico classe 400 brushed
Canais de RC: 3 ou 4
Trem de pouso: Convencional
Materiais requeridos: Madeiras balsa e compensada
Peso em ordem de voo: 949 g

A PLANTA

Escala: 1/1 (100%)
Nº de folhas: 2

PLANTA
Cloud Kitten

Um projeto para motor glow ou elétrico

Em época de febre pelos aeromodelos elétricos, nada melhor do que um projeto que respeite o conceito "quanto mais simples, melhor" e possa aceitar qualquer tipo de motorização. Este pequeno avião de três canais é um bom exemplo: cabe em qualquer orçamento e em qualquer porta-malas e voa gostoso inclusive em áreas apertadas.

Álvaro Caropreso (texto)
e
Vicente Napolli
(inferências filosóficas)


Há duas tendências no aeromodelismo atual. De um lado estão as vedetes da hora, os aviões gigantes (escala 1/4 , 1/3 etc) e os jatos com turbinas, responsáveis pela aposentadoria das unidades ducted fans de propulsão. No outro extremo, está a doutrina do "quanto mais simples, melhor", ou "back to basics", como dizem os americanos. Neste lado do muro, estão os "puros", digamos, que preferem modelos simples, porém, bem feitos e de voo grandioso. É o nicho de quem gosta de construir, mas não tem tempo: gosta de pilotar, mas quer distância da pauleira ou da disciplina das competições.

Nos dois lados, no entanto, todo mundo gostaria de ter um avião como o Cloud kitten, pois ele permite o voo sem muita cerimônia. É pequeno, leve, gasta pouco combustível, pode usar motor elétrico, é fácil de consertar e de transportar. Uma caixa de campo pequena com alguns apetrechos bastam para um fim de semana divertido.

A planta do Cloud Kitten oferecida por Hobbylink foi desenhada por Ivan Plavetz com diversas soluções de construção e a partir do projeto original de Fred Reese, o qual, por sua vez, fizera uma modificação no Number Seven, o sétimo exemplar construído pelo seu amigo Harry Stewart no início dos anos 80.

A construção do Kitten é tão simples que bastam algumas dicas: use cola de cianoacrilato (CA) em tudo, mas não se esqueça de que a parede de fogo requer cola de cura lenta (mais "grossa") caso você opte pelo motor glow.

A entelagem pode ser de plástico termoadesivo. Um padrão transparente deixa a asa ainda mais bonita! A planta sugere o uso de polainas nas rodas, mas não é necessário. Há quem diga que as polainas só servem para quebrar no primeiro pouso... O trem de aterrissagem também pode ser fixado de modo mais simples do que o sugerido na planta, com elásticos presos entre dois pinos, tal como no caso da asa. Esta, por sua vez, é feita em dois painéis de corda constante (todas as nervuras iguais) e fundo (ou intradorso) plano. Os bordos de fuga apresentam um certo afilamento apenas para dar um toque de elegância na aparência. Bordos de fuga de largura constante não farão a menor diferença no voo se você os quiser assim.

As dimensões da planta podem ser ampliadas ou diminuídas em até 15% ou 20%. Se diminuídas, o Cloud Kitten pode aceitar um motorzinho glow de 0,06 pol3 ou um elétrico da classe 300 com escova (brushed) ou equivalente sem escova (brushless). O importante é não exagerar no peso. Se ampliadas as dimensões, ficará perfeito um motor glow de 0,25 pol3 ou um elétrico da classe 400 ou superior.

Mas atenção! Se o avião for construído exatamente nas dimensões planta, use motor glow de 0,10 a 0,15 pol3 ou elétrico entre 300 e 350. Sua estrutura não suportará um motor de 0,25 pol3 mesmo se ele couber no capô. Com as dimensões da planta, o peso máximo do avião deve ficar perto de 940 gramas. Note que a planta mostra um suporte para motor glow apenas pelo fato de este tipo de estrutura ser um pouco mais difícil de se construir do que um suporte para motor elétrico. Você facilmente fará a conversão.

O voo – Poucos metros são suficientes para o avião decolar, mas a corrida deve ser sempre contra o vento. O Cloud Kitten responde muito bem ao comando do leme, mas é demasiado leve para brigar com uma lufada de través, inclusive no pouso. Se você tiver um rádio programável, uma boa dica consiste em mixar os sticks da esquerda e da direita de modo que, na decolagem, você possa usar a mão esquerda para corrigir o rumo e, em voo, possa usar a mão direita para fazer curvas (ou seja, ambos os sticks comandam o leme e você pilota como se o avião tivesse ailerons).

O perfil de aerofólio da asa, com intradorso plano, e o apreciável diedro conferem ao avião grande estabilidade e um planeio fantástico. Esta característica, aliás, será melhor apreciada com a motorização elétrica. Uma boa negociação entre o uso de potência e o aproveitamento dos ventos e correntes ascendentes poderá permitir voos de longa duração.

Veja a lista de materiais necessários para a construção do modelo conforme as dimensões da planta (boa parte deles deve estar na caixa de "sobras de lenhas" na sua oficina) e mande bala!
 

LISTA DE MATERIAIS

Fuselagem: 05 chapas de bolsa de 3/32" x 3" x 36", 01 vareta triangular de bolsa (reforço do trem de pouso e do compartimento do motor).

Asa: 02 longarinas de bolsa dura de 1/8" x 3/8" x 48", 01 chapa de bolsa média de 1,16" x 3/4" x 48" (reforço entre nervuras); 01 ripa de bolsa média de 3/8" x 1/2" x 48" (bordo de ataque); 01 ripa chanfrada de bolsa média de 1" x 48" (bordo de fuga); 03 chapas de bolsa de bolsa média de 1/16" x 3" x 36" (nervuras e chapeado central); 01 chapa de bolsa média de 1/8" x 3" x 48" (pontas de asa, estabilizadores e lemes vertical e horizontal); 01 chapa de madeira compensada de 3/16" x 6" x 12" (cavernas F2 e F2, reforço de trem de pouso e junção central da asa); 01 chapa de madeira compensada dura de 1/8" x 6" x 12" (anel frontal do spinner e parede de fogo F1); 01 vareta de bolsa de seção quadrada de ¼" x 36" (hastes de comando); 01 chapa de madeira compensada dura de 3/32" x 1" x 2" (suporte do trem de pouso na bequilha traseira); 01 pino de madeira dura com diâmetro de 3/16" e comprimento de 10".

Acessórios: Trem de pouso principal de alumínio; tanque de combustível; 02 rodas de 1-3/4"; 01 roda de 3/4" para bequilha traseira, montante do motor; 01 arame de aço de 1/16" x 36"; 02 pushrods com rosca e links; 03 horns pequenos; 06 dobradiças; parafusos diversos e retentores de rodas; 01 rolo de plástico termoadesivo ou mais se houver combinações de cores.


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